sexta-feira, 1 de julho de 2011

Notícias do PE 360 GRAUS: Governo vai analisar as reivindicações dos servidores do Detran em reunião


Há um mês e meio, os funcionários trabalham em operação padrão, o que deixa o serviço lento e causa longas filas e insatisfação dos usuários

Da Redação do pe360graus.com
Reprodução / TV Globo
Foto: Reprodução / TV Globo
Na próxima segunda-feira (04), uma reunião do núcleo de gestão do Governo do Estado vai analisar as reivindicações dos servidores do Detran Pernambuco, que estão em operação padrão há um mês e meio – nessa situação, o atendimento é mantido, mas tudo é feito de forma mais lenta.

De acordo com a comissão de greve, os funcionários ainda estão longe de ser atendidos. “A categoria está pedindo a reposição das perdas salariais de 2005 até hoje, porque a gente entende que existe esse reconhecimento de parte do governo de perda salarial dos servidores, quando ele dá 51% para os comissionados. Então, a gente pede inicialmente 35%, que é para repor as perdas, e mais 20% em 2012 e 20% em 2013”, explica o agente de trânsito Alexandre Bulhões.

Na sede do órgão, na Iputinga, o que se vê são longas filas e muita demora. “O que é ruim é a demora. A gente acorda cedo para chegar aqui e fica essa demora... É um desrespeito com a população”, desabafa a técnica em enfermagem Simone de Castro Cunha.

Com a greve, as provas práticas de direção também foram afetadas e teste tem levado muito mais tempo para ser realizado. Há setores, por exemplo, onde os funcionários ficam na frente do computador, mas não atendem ninguém.

Essa espera está tirando a paciência até de quem costuma ter muita - o japonês Norikuni Asano sabe o que diz. “É muita espera. Muito demorado. E a gente não tem nada a ver com isso, né? A gente está pagando”, queixa-se.

Mesmo diante de tanta reclamação, a direção do Detran Pernambuco diz que tem feito o possível para que o público não seja prejudicado. “Com o Expresso Cidadão , nós estamos atendendo um pouco melhor nesses locais. E, na sede e nos postos de atendimento do Detran, estamos utilizando nosso pessoal de chefia, nosso pessoal que tem função gratificada e que não pode entrar nessa operação como também tentar minimizar [os problemas] contando com o site do Detran, onde os atendimentos também são feitos”, afirma o presidente em exercício do Detran-PE, Antônio Carlos Cavendish (foto 4).

“Estamos verificando as reclamações. Nenhum usuário será penalizado durante esse período, não só aqueles com CNH vencida, como também em torno no CRLV, que é o documento obrigatório do carro. Nós vamos fazer blitz, vamos continuar nosso trabalho, mas os veículos que não estiverem com esses documentos obrigatórios, mas o carro estiver em dia, ele não serão apreendidos. E com relação às CNHs vencidas nesse período, tem 30 dias para renovar, também nós vamos tentar estender esse prazo”, acrescenta.